Cobertura estacionamento – Casa da Quebrada

Garagemgaragempormenor3DSC_0579

Projetar sobre o construído não significa necessariamente a recuperação integral de um edificio. Uma casa parece nunca estar acabada. Necessidades inicialmente não previstas ou devidamente mensuradas, acabam por se manifestar mais cedo ou mais tarde. Assim surge uma série de intervenções no espaço exterior de uma habitação que procuram, ora potenciar o uso do espaço exterior, ora criar percursos exterior/interior cobertos. Ainda, definir limites de privacidade. Surge a necessidade de criar um espaço coberto para estacionar dois carros, e abrigar da chuva o percurso carro/casa. A casa da Quebrada da autoria de outro arquiteto, é um conjunto de volumes de pedra e madeira que vai acompanhando o perfil do terreno. Cumpria-me respeitar a paisagem e a arquitetura existentes. Trabalhar a partir matéria existente. A ideia de trabalhar aço e madeira, surgiu de modo quase instantáneo e obvio. Rapidamente se começou a projetar através daí. Depois estudaram-se:

-a secção ideal dos barrotes de pinho nórdico e a sua união á estrutura metálica, cortando o sol direto que se vê transformado num jogo de luz entre as faces iluminadas e as faces em sombra. o cheiro da madeira é intenso.

-a forma como a estrutura apoia nos muros, e a sua união ao coberto de ligação à casa, conseguida através de um perfil HEB pousado no muro mais pequeno e servindo para apoiar a solda dos perfis desenhados à medida que servirão de estrutura para apoio do vidro do percurso coberto.

O resultado final tem diferentes leituras. Numa visão mais distante, é linear e leve, numa aproximação, expressivo, texturado, e  adensado pelo cheiro da madeira.

Raul

 

Advertisements

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s