Serralharia Monteiros – Reformulação Bloco Administrativo

16Janeiro16Janeiromateriaisdetail

Era preciso dotar o bloco administrativo da Serralharia Monteiros, com braços que recebessem de outra forma. Filtrar o sol que entrava abusivamente pela fachada em vidro totalmente exposta ao sol.Aproveitar a oportunidade para apresentar ao público uma nova cara. Representar claramente a capacidade produtiva da Monteiros, bem como a sua atitude dinâmica e optimista. Ilustrar a capacidade técnica e criativa de uma Serralharia que tem sabido acompanhar os tempos, e que caminha de olhos apontados ao futuro.

Reorganizar os fluxos: cliente, funcionário, gerencia…Criar melhores condições para receber e reunir. Intervir rapida e eficazmente, pois a lógica produtiva da Monteiros não permite paragens.

Novos problemas e necessidades vão surgindo à medida que a obra avança. As soluções vão surgindo, e a nova organização assume a sua forma final. Tudo é discutido. Pormenores e “pormaiores”, porque tudo vai contribuir para uma nova forma de estar na empresa. O público passa a ser recebido através de um espaço exterior que permite que uma última questão seja discutida ao abrigo da chuva, antes que cliente e “Monteiro” se despeçam uma última vez. À noite o edifício transforma-se numa luminária que prende o olhar de quem passa. A fachada publicita o conteúdo, não sendo um “duck” nem necessitando de um “decorated shed” para mostrar quem é.

Nota: Duck e decorated shed referem-se ao esquema ilustrado pelo arquiteto pós-moderno R. Venturi na sua dissertação Learning from Las Vegas, para demonstrar as duas categorias de iconografia em que um edificio se pode inserir.

Raul

robert-venturi-duck-vs-decorated-shed

Advertisements

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s